Quem sou eu?

Minha foto
Quem somos? Somos Cristãos, calvinistas e bíblicos. Fazemos coro com aqueles que olham com reserva para as novidades surgidas principalmente entre os neo-pentecostais que têm deturpado os ensinamentos bíblicos reformados com a inclusão da filosofia humanista da confissão positiva, a rarefação da soberania de Deus com as orações de decreto, a ousadia da teologia da prosperidade que institui o comércio da fé, a afronta à doutrina da graça com o estabelecimento do mérito humano através de rituais e correntes, a retirada do sermão como centralidade do culto transformando-o num programa de entretenimento, a quebra contínua de maldições de quem já recebeu a graça da cruz, a supremacia dos sentidos e das emoções em detrimento da ética cristã, a ausência de boa hermenêutica na leitura e entendimento do sagrado livro entre outras questões. Nossa confissão de fé é o Catecismo Maior e o Breve de Westminster.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER


Por Antonio freires Balbino
A Confissão de Fé de Westminster foi elaborada a partir de julho de 1643, e concluída em fevereiro de 1649. Nesse período houve 1163 reuniões do plenário e centenas de reuniões de comissões.
O parlamento inglês tinha como objetivo preparar umanova base de doutrina, forma de culto e governo eclesiástico.



A CFW é um pequeno manual de teologia bíblica. Seus 33 capítulos abordam os temas mais significativos da teologia cristã: Escritura Sagrada, Deus e da Santíssima Trindade, Decretos Eternos de Deus, Criação, Providência, Queda...Pecado...Castigo, Pacto de Deus com o Homem, Cristo o Mediador, Livre-Arbítrio, Vocação Eficaz, Justificação, Adoção, Santificação, Fé Salvadora, Arrependimento Para a Vida, Boas Obras, Perseverança dos Santos, Certeza da Graça e da Salvação, Lei de Deus, Liberdade Cristã, Culto Religioso e do Domingo, Juramentos Legais e dos Votos, Magistrado Civil, Matrimônio e do Divórcio, Igreja, Comunhão dos Santos, Sacramentos, Batismo, Ceia do Senhor, Censuras Eclesiásticas, Sínodos e Concílios, Estado...Depois da Morte...Ressurreição, Juízo Final.  
 

A Confissão de Fé de Westminister, bem como seus Catecismos Maior e Breve são adotados pela Igreja Presbiteriana do Brasil como os seus símbolos de fé, e sistema expositivo de doutrina.


Os Padrões de Westminister são os símbolos de fé de todas as igrejas presbiterianas do mundo que tiveram origem inglesa ou escocesa.


É a declaração confessional mais influente da tradição reformada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário